Sonhando alto: a história de Ricardo Silva

por set 24, 2021Inspiração3 Comentários

Jovem são-manuelense superou muitos desafios e sonha chegar longe na carreira de comunicador

 

Com a ajuda da família, Ricardo aprendeu a conviver com a dislexia e começou a construir sua carreira na Rádio Clube de São Manuel

 

Quando Ricardo Silva nasceu há 18 anos, poderia parecer que as coisas não estavam exatamente a seu favor. Com 6 meses de gravidez, sua mãe decidiu abrir mão do bebê. Logo após o parto, uma assistente social buscou o pequeno Ricardo e levou-o para a Casa Santa Maria, instituição são-manuelense que hoje trabalha assistindo crianças e famílias carentes, dentre outras atividades. Mas o seu destino reservava muito mais!

 

Ato de amor

A história que parecia ser trágica, logo se transformou em oportunidade e afeto quando Ricardo foi adotado com apenas 7 dias de vida. “Eu só agradeço a Deus por ter colocado meu pai Carlos Silva, minha mãe Rosemary Rossi e meu irmão Arthur na minha vida! Eles são os meus alicerces, a minha base, a minha inspiração. Meu pai é o meu maior ídolo”, relata Ricardo, que hoje é comentarista.

Para ele, a adoção é uma decisão muito especial e altruísta, um verdadeiro ato de amor que muda a vida de uma pessoa e de famílias inteiras.

 

Dislexia

Foi o olhar atento da família na infância, mais precisamente dos pais, que notou que Ricardo estava apresentando dificuldades de aprendizado, tanto na escrita quanto na leitura. O diagnóstico veio depois do pequeno passar por uma neuropediatra e uma psicopedagoga: Ricardo tinha dislexia.

A dislexia é um transtorno específico de aprendizagem com origem neurobiológica que pode se apresentar em graus diversos de severidade. Um dos sintomas do distúrbio é a troca na ordem de letras ao ler e escrever.

Embora os disléxicos possam se atrapalhar com as palavras, o transtorno não tem nada a ver com inteligência, mas pode afetar o desenvolvimento escolar e de carreira e, em alguns casos, causar problemas como depressão, tornando-se um desafio para o indivíduo. “Uma das maiores dificuldades que eu tive ao longo da minha vida com a dislexia foi não desistir, mas isso me fortaleceu e me fez aprender a batalhar pelo que quero”, conta Ricardo.

Algumas dificuldades trazidas pela dislexia são sentidas pelo radialista até hoje, como na interpretação de textos, mas o diagnóstico e o tratamento foram fundamentais para o seu desenvolvimento. “Aproveito para expressar a gratidão que tenho pela minha fonoaudióloga, Simone Lanza, que me acompanhou por 5 anos, e pela Patrícia Bega, que foi minha professora no 4º ano. As duas elaboraram um modo de trabalhar comigo e me auxiliaram muito. Hoje, viver com a dislexia faz parte do meu cotidiano”, conclui.

 

Além de trabalhar na rádio, Ricardo atua no ramo da fotografia e ainda é modelo

 

Carreira e futuro

Após superar tantas dificuldades e com apenas 18 anos, Ricardo já tem um currículo que reflete seus múltiplos talentos e seu lado comunicativo, presente desde a infância. Atualmente, ele participa dos programas Bom dia Clube e Fala São Manuel, além de apresentar o programa Momento do Esporte, todos na Rádio Clube de São Manuel.

No Momento do Esporte, que vai ao ar de segunda a sexta, às 11h30, o jovem comenta as principais novidades dos grandes times de futebol e também notícias sobre as principais modalidades esportivas. Todos os programas são transmitidos pela rádio AM, no site da Rádio Clube e na sua página do Facebook.

Ricardo se sente em casa na rádio: “Fui apresentado na Rádio Clube em outubro de 2020. Fui muito bem recebido, tive as portas abertas, recebi apoio e suporte. Me encontrei aqui, tenho um bom convívio com todos e um ótimo ambiente de trabalho!”

Outro talento de Ricardo é a fotografia: ele trabalha na Rêve Fotografia e Filmagem. Foi no estúdio que começou a desenvolver o gosto por retratar o mundo através de imagens. Mas ele também brilha na frente das câmeras: Ricardo é modelo da Fly São Manuel.

Apesar de atuar em tantas frentes, a comunicação e o esporte são as grandes paixões de Ricardo, e seu grande sonho é crescer na área esportiva e um dia chegar à TV. Para ele, sonhar alto é o caminho para atingir os seus objetivos, por isso, deixa uma mensagem especial aos nossos leitores: “O erro nem sempre determina o fracasso, mas a insistência pode levar ao sucesso.”

 

Ricardo Silva — radialista

Contatos:

Instagram: @ricardinho_silvaaaa

Site Rádio Clube (acompanhe os programas): www.cluberegional.com.br

3 Comentários

  1. Claudia

    Sucesso Ricardinho!

    Responder
  2. Milena

    Parabéns Ricardo pela superação e pela força. Acredito que daqui pra frente colherá muito do que vem plantando e ainda ajudará muitos a superarem seus desafios.

    Responder
  3. Junior venturoli

    Que Deus te cubra de Glórias meu amigo.
    O Ricardo o conheço a pouco tempo, conheci através do meu trabalho “Taxi” e posso dizer que ele vai chegar Lá com certeza, é um menino de ouro, Educado e muito bacana, dá pra saber de cara que é uma grande Pessoa.
    Parabéns meu amigo, Deus te abençoe grandemente sua vida.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.