Há 21 anos entidade acolhe e atende dezenas de crianças todos os dias com muito carinho e dedicação
Em 2000, nasceu a Casa Santa Maria, um local para receber grupos de irmãos em situação de risco ou abandono, vítimas de negligência, exploração, violência e maus-tratos. A iniciativa veio através da união de um grupo de pessoas voltadas para o bem e preocupadas com o fato de que na época não havia um local apropriado para recebê-los, pois o Orfanato Lar Anália Franco só acolhia crianças e adolescentes do sexo feminino.
Trajetória de união
Da fundação da entidade até hoje já se passaram 21 anos e ela segue firme e forte, com a mesma diretoria, sempre presente e dedicada. Sérgio Roberto Nicoletti, presidente da Casa Santa Maria, revela o que faz cada um deles seguir lutando por essa causa: “Desistir… Já pensamos!! Porém, quando nos deparamos com esta obra, quando olhamos para estes rostinhos assustados das crianças, seguir é mais forte do que a nossa vontade de desistir!”
Com o apoio da Prefeitura Municipal de São Manuel a instituição foi contemplada em 2005 com a sede no Bairro do Jardim Santa Mônica. “A comunidade nos acolheu e permitiu que fizéssemos um trabalho de respeito mútuo, nos trazendo um crescimento organizacional pautado na proteção e garantia dos direitos da criança e adolescente, com ações que nos permitiram observar quão desprovidos de cuidados básicos nossas crianças e adolescentes estavam, ficando à mercê de um sistema que os excluía pelo fato de residirem em um bairro vulnerável, às margens de uma rodovia que facilita o tráfico de entorpecentes e a prostituição”, explica Leila Zorkot Sangalli, coordenadora da Casa Santa Maria.
Hoje o Acolhimento da Casa Santa Maria mantém 20 crianças e adolescentes. Lá, a luta é para que toda criança seja tratada com amor e cuidados, pois seus corações estão repletos de sonhos…
Trabalho com a Comunidade Santa Mônica
“Com a mesma garra de 21 anos atrás, estamos aqui, cuidando de nossa comunidade em sua integralidade! Temos o atendimento diário de 130 crianças e adolescentes que recebem a oferta de atividades na linha de intervenções com ações voltadas à garantia dos seus direitos, através de campanhas de divulgação, prevenção e integração, promovendo a cidadania”, conta a coordenadora.
O atendimento na Santa Maria é 100% gratuito, garantindo as necessidades urgentes dos assistidos e de suas famílias, assegurando-lhes mais qualidade de vida, a defesa da garantia de direitos e o pleno exercício da cidadania. A meta é garantir a proteção física e psicológica para que os pequenos possam se desenvolver plenamente, se alimentar bem, se exercitar e progredir emocionalmente em um ambiente saudável, com a proteção da família.
A confecção
A preocupação da instituição não é somente com os pequenos, e sim com suas famílias, pois, segundo Leila, “não é o que nós temos na vida, mas quem nós temos em nossas vidas que importa.” Buscando então a autonomia destas famílias e também da instituição, iniciaram uma luta para promover uma atividade sustentável, hoje denominada de Confecções Santa Maria.
A confecção também viabiliza a capacitação profissional dos assistidos, melhorando suas condições econômicas, fomentando a autonomia, e, consequentemente, promovendo o bem-estar, o desenvolvimento social e o reconhecimento das potencialidades dos participantes. A ideia da iniciativa é que eles atuem como agentes construtores de transformação de suas próprias vidas, promovendo sua preparação e inserção no mercado de trabalho, visando o aumento da renda familiar.
Mas a Casa Santa Maria ainda tem mais ações vindo por aí! Diante deste momento crítico que todos estamos vivendo durante a pandemia do coronavírus, e com o apoio da Usina São Manoel, grande parceira da Casa Santa Maria, a entidade deve iniciar o projeto de Horta Comunitária, que terá mais detalhes em breve.
Apoio para seguir adiante
Para ajudar a Casa Santa Maria a cumprir sua missão diversos parceiros de grande relevância passaram por seu caminho, trazendo crescimento e reconhecimento, dentre eles: Usina São Manoel; Unimed Botucatu; Prefeituras Municipais de São Manuel, Areiópolis e Pratânia; Ação Social Cooperada; Instituto Embraer; Caio Induscar; Criança Esperança; Chidhood Brasil; CNBB; CONDECA; Fundação Abrinq. A instituição ainda recebeu o selo de excelência em projetos sociais pelo Itaú UNICEF e conta com o constante apoio da nossa amada população de São Manuel.
Os são-manuelenses podem colaborar de diversas formas: doações financeiras podem ser feitas através de depósito em conta ou Pix. Você também pode ajudar doando aquilo que não utiliza mais: roupas, eletrodomésticos, pratos, copos e qualquer outro item. Outra ação que busca auxiliar esse lindo trabalho é o projeto “Mãe — Amor sem medida!” da Revista Carisma, que terá parte de sua renda revertida para a Casa Santa Maria.
A coordenadora da Casa Santa Maria deixa um recado a todos: “Se gostou de nossa obra, venha fazer parte dela, é fácil nos ajudar a divulgá-la! E você pode adquirir nossos produtos, pois semanalmente estamos em busca de recursos para nossa instituição.”
Com tantas opções, todo mundo consegue colaborar de algum jeito, não é mesmo? Vamos fazer parte dessa rede de amor!
Contatos:
Telefones: (14) 3842-3355 e (14) 38413905
E-mail: contato@casasantamaria.com.br
0 comentários