Guia Astrológico para 2023
Por Bruna Giorgi
O ano de 2022 foi bem desafiador, principalmente para os signos fixos: Touro, Leão, Escorpião e Aquário. Os processos abertos não se encerram a meia noite do dia 31 de dezembro, a astrologia de 2023 desenrola ciclos abertos e iniciam outros.
O ano novo traz mudanças significativas (leia-se: bem significativas). Isso porque todos os anos temos mudanças importantes, mas com menos frequência temos trânsitos lentos se alterando. Plutão, por exemplo, que demora entre 14 a 40 anos para mudar de signo, dá às caras em Aquário. E não é só ele: Saturno entra em Peixes, Júpiter em Áries e depois em Touro e mudança de eixo dos nodos lunares.
🙂 Assista ao vídeo especial!
Como observamos essa energia durante o ano?
O ano novo do calendário gregoriano é dia 1º de janeiro. No entanto, astrologicamente, o ano novo ocorre com o ingresso do Sol em Áries (em 2023, ocorre dia 20 de março, às 18h24). Como astróloga, analiso o momento do réveillon, pois é uma egrégora para o ocidente, quando todo mundo intenciona e se sente renovado. Mas também analiso o céu do momento do ano novo astrológico.
E sabe o que vai estar forte nestes dois momentos? Os signos de Touro e Áries. Entramos 2023, com a Lua em Touro em exaltação, o que demonstra a importância de nutrir nossos sonhos, e também nos mantermos seguros, principalmente na saúde mental. Já em março, Vênus está em Touro em conjunção com o nodo norte, demonstrando a vontade de realizar nossos desejos, inclusive amorosos, e o nodo norte nos apontando um “norte”, nos orientando à ação.
Esse sinal taurino demonstra um olhar forte às questões de Touro (que se mantém): finanças, bens de consumo, segurança, natureza e, no âmbito mais pessoal, o que é nossa prioridade.
Júpiter, em ambos os mapas astrológicos, está em Áries, reforçando a questão do que o nosso “eu” quer, também de começar algo novo, de forma independente e sozinha. É a representação da jornada do herói, que se inicia sempre só. É muito interessante você saber onde tem Áries e Touro no mapa, pois são áreas da vida que terão relevância em 2023
Astrologia de 2023: eclipses
Os eclipses são sempre pontos muito importantes no ano, porque eles anunciam mudanças, viradas e um ajuste em nossa rota. Em 2023, os nodos lunares mudam de eixo, passam de Touro-Escorpião para Áries-Libra (12 de julho). No entanto, ainda teremos eclipses em Touro e Escorpião, como se o processo iniciado em 2022 precisasse ser finalizado ou desenrolado.
Todos os eclipses solares serão em Áries-Libra, nos apresentando a questão do Eu-Outro.
• Eclipse Solar em Áries: 20/04/2023 * 01h12 * 29º50’ de Áries
• Eclipse Lunar em Escorpião: 05/05/2023 * 14h34 * 14º24’ de Escorpião
• Eclipse Solar em Libra: 14/10/2023 * 14h55 * 21º08’ de Libra
• Eclipse Lunar em Touro: 28/10/2023 * 14h24 * 05º09’ de Touro
Como está o mapa do ano novo?
Pelo horário de Brasília, como na maioria das vezes, temos o Ascendente em Libra com grande força de planetas entre a Casa 6 e 7, o que reforça a ideia das parcerias também (apesar de uma forte tendência ao individualismo por conta de Áries). O Sol na Casa 4 aponta para olharmos para nossas bases, família e casa, lá que pode ter uma iluminação. Esse reforço vem com a conjunção de Vênus e Mercúrio Retrógrado na mesma Casa: pode haver momentos de dificuldade em comunicar, as relações formais ou de formalização tendem a acontecer também.
Plutão e Saturno estão na Casa 5: pode haver restrições ou transformações mais íntimas na forma como nos expressamos, reconhecemos. Vamos iniciar o ano sendo cobrados pelo coletivo, como nossas ações implicam na coletividade.
No amor e finanças, temos dois sinais importantes: Lua em Touro em conjunção com o nodo norte na Casa 7 e Vênus em conjunção com Plutão em Capricórnio. Em termos macros, podemos sentir dificuldade na administração e estruturação de políticas, mas tende a entrar em harmonia. Em relação aos relacionamentos, desejamos alguém par chamar de “meu”. E essa pode ser uma mudança importante principalmente para os signos de Terra (Touro, Virgem e Capricórnio) e Água (Câncer, Escorpião e Peixes).
Marte inicia retrógrado em Gêmeos, revendo as ações e atitudes intelectuais, com pessoas próximas, estudos, viagens curtas. Este é um impacto mais significativo para os signos de Ar (Gêmeos, Libra, Aquário).
Falando em comunicação, Mercúrio começa e termina 2023 retrógrado, simbolizando a importância da revisão em 2023, principalmente de nossos sonhos (da alma mesmo) já que Saturno entrará em Peixes.
Ano Novo Astrológico
No dia 20 de março de 2023, às 18h24, temos o início do outono no Hemisfério Sul, a entrada do Sol em Áries e o Ano Novo Astrológico. Essa é outra fotografia que temos para avaliar o ano. O primeiro ponto é que não temos planetas retrógrados, demonstrando um caminho aberto e de frescor, já que Saturno vai ter acabado de ingressar em Peixes (07/03) e Plutão quase entrando em Aquário.
É um ano para corrermos atrás do que queremos, dos nossos sonhos deixados de lado, esquecidos no fundo de nossa alma.
Como uma “coincidência”, o Ascendente também é Libra, nos lembrando a importância do eu e do outro. Desta vez, Vênus em Touro (domicílio) está em conjunção com o nodo norte (no outro mapa era a Lua), reforçando a importância de bons relacionamentos, ou um relação de longa duração.
Júpiter em Áries está em conjunção com Quíron. Veja que estamos sempre ente o Eu (Áries) e o Outro (Libra). Com Júpiter no signo reforça e destaca o que eu quero, a minha expansão e superação. Esse aspecto simboliza nossas conquistas independentes, movidas por desejos, dores ou inquietações. Precisamos desenvolver nossa força e habilidade.
Agora, atenção! Se você tem Ascendente ou Lua em Áries toma cuidado com a expansão física, ou seja, com a engorda.
Saturno e a Lua estarão em Peixes. O signo do sutil, da espiritualidade e dos sonhos aponta para o nosso “religamento” com algo maior e a arte. Saturno em Peixes vai nos fazer trabalhar com o coletivo mais individual, de dentro para fora, com a compaixão e as grandes questões da humanidade.
Mês de janeiro
Iniciamos 2023, com três planetas retrógrados, mas em janeiro todos ficam diretos. Marte termina sua retrogradação no dia 12, Mercúrio no dia 18 e Urano no dia 22. Dá a entender que as coisas – devagar – começam a destravar e a recuperar.
Transição para um mundo acelerado
Com dois planetas de trânsito médio e longo mudando de signo, demonstra a transição de um período de aceleração. Saturno entra em Peixes no dia 07 de março de 2023, entrando em Áries em setembro de 2023. Se Peixes é mais calmo, Áries é a velocidade, a impaciência. Então, Saturno em Peixes é um convite a termos mais compaixão, principalmente no âmbito coletivo. Como o planeta dos anéis significa restrição, podemos ver algo vindo das águas (mar, chuva ou água potável) para que a sociedade ou poder público estruture algo. A pergunta que fica em âmbito pessoal é: Como estruturar aqueles sonhos da alma?
O mês de outubro, tem Marte tensionando Saturno e Júpiter, o que pode trazer dificuldades em agir de forma direcionada. Eventos explosivos (literalmente) podem acontecer durante esse período.
Já Plutão entra em Aquário
Em 23 de março de 2023, Plutão deixa Capricórnio e ingressa em Aquário, marcando o início do fim de um dos ciclos planetários mais cansativos da última década. Esta mudança será breve e transitória, pois no dia 11 de junho de 2023, por causa da retrogradação, Plutão volta a Capricórnio. No entanto, sua jornada ininterrupta de 20 anos por Aquário começa oficialmente em 21 de janeiro de 2024.
A última vez que Plutão passou por Aquário foi entre 1778 e 1798, um período revolucionário e transformador que mudou a maneira como o mundo via o poder, o dinheiro, a tecnologia e a sociedade como um todo. Plutão em Aquário significa revolução, e com isso surge a necessidade de avaliar o estado atual do mundo.
Mas como a vida dos brasileiros é “Eita atrás de Vixe”, Plutão – em maio de 2023 (próximo ao segundo eclipse – entra em tensão com vários planetas: oposição a Marte e quadratura a Júpiter. Conflitos por movimentos, finalização de ciclos, reviravoltas de poder e até um certo autoritarismo podem acontecer.
Chamo a atenção para o dia 16, quando Júpiter entra em Touro, fortalecendo nossos desejos, nossa privacidade, desejos e as finanças. Mas um dia depois, ocorre a quadratura exata com Plutão, um aspecto incomum e que traz uma explosão tensa de energia.
Júpiter em Touro
No dia 16 de maio, Júpiter entra em Touro. Estamos falando do planeta da expansão, da boa sorte, em um signo que preza por prioridades , desejos, conforto e comida (cuidado com a comilança).
Com Júpiter neste signo, somos realistas práticos ,“realizadores” que não são facilmente atraídos por esquemas de enriquecimento rápido! Durante este ciclo, não corremos riscos – precisamos de direção, metas claras e planos sólidos, e valorizamos resultados tangíveis. Mais especificamente com Júpiter em Touro, atraímos mais sorte quando somos caridosos, generosos, mas criteriosos e pacientes.
Pode haver um deleite para os prazeres sensuais e um desejo pela “vida simples e boa”. Em contraste com a urgência de Júpiter em Áries, podemos ter prazer agora em perseguir nossos objetivos de maneira mais paulatina, de forma segura. As necessidades básicas devem ser atendidas satisfatoriamente antes que outros objetivos serem perseguidos.
Retorno de Júpiter
Se você nasceu em 2011-2012, 1999-2000, 1988, 1976-1977, 1964, 1952… É possível que tenha o Júpiter em Touro em seu mapa astral. O retorno de Júpiter, que ocorre a cada 12 anos, quando o Júpiter em trânsito retorna ao ponto exato do seu mapa astral. É um momento auspicioso e de expansão na sua vida, mas não adiante cruzar os braços, tá?
Agora, se você tem Ascendente ou até a Lua em Touro, cuidado coma expansão corporal, tá?!
Mercúrio Retrógrado
Iniciamos e finalizamos o ano com Mercúrio Retrógrado, que ocorrerão mais três vezes em signos de Terra. Quando Mercúrio está em Capricórnio, Touro e Virgem, a mente fica mais lógica, linear e realista. Com a retrogradação nesses signos perderemos um pouco a racionalidade, e precisamos preservar um autocuidado e fomentar a criatividade e sensibilidade.
• Mercúrio Retrógrado em Capricórnio: vai até dia 18 de janeiro de 2023.
• Mercúrio Retrógrado em Touro: do dia 21 de abril a 15 de maio de 2023.
• Mercúrio Retrógrado em Virgem: do dia 23 de agosto a 15 de setembro de 2023.
• Mercúrio Retrógrado em Capricórnio: do dia 13 de dezembro de 2023 a 02 de janeiro de 2024.
Meu recado para cada signo
Note o signo que você tem o seu sol (aquele que você é), Ascendente e Lua. Se você sabe que tem muitos planetas em um signo diferente desses que eu apontei, olhe o signo desse conglomerado também, tá?!
Áries
Ano de muito crescimento, expansão e realização de projetos. O Júpiter fica neste signo até maio. Só cuidado com o exagero em comer ou a falta de paciência. Mudanças podem aparecer, por conta dos eclipses que ocorrerão no eixo Áries e Libra, mas lembre-se de que reviravoltas são desafios que nos fazem alinharmos ao nosso propósito.
Touro
O ano traz momento de felicidade, mais segurança, autoconfiança e vontade de realizar seus desejos. No entanto, questões que começaram em 2022 devem reverberar este ano. Se ainda não aprendeu sobre a importância das mudanças, ainda é tempo. Mercúrio ficará retrógrado em signos de Terra, em Touro será de 21/04 a 15/05, aproveite para revisar o que não vai tão bem.
Gêmeos
Os signos de Ar podem ser impactados com o eclipse em Libra, do dia 14 de outubro. Aproveite sua maleabilidade para se adaptar ao que vem de novo. Pode ser um ano em que sua criatividade precise ser fertilizada. Outra área que sofre reviravoltas é no amor e sexo.
Câncer
As coisas este ano podem parecer complicadas. Problemas em seus relacionamentos – românticos – estão surgindo em janeiro e novamente no final do ano em dezembro. Isso significa que você precisa considerar profundamente a maneira como se conecta com os outros. Escolha seus amigos com cuidado e seu parceiro duplamente. Mudanças podem vir à tona, principalmente porque os eclipses no eixo Áries-Libra farão tensão com este signo.
Leão
2022 trouxe reviravoltas na sua vida, se não externa, internamente o mundo se refez. No ano novo a notícia é que o processo continuará para um último chamamento. As mudanças nem sempre são ruins! Sua autoconfiança e autoestima podem ficar um pouco ofuscadas no final de julho e agosto, porque Vênus retrograda em Leão.
Virgem
Saturno em Peixes te impacta diretamente, fazendo uma oposição. Você pode se sentir mais pressionado a trabalhar, e também se sentir cansado. Permita-se descansar um pouco. Além disso, os Mercúrios Retrógrados podem impactar seu excesso de perfeccionismo. Deixe a vida fluir um pouco!
Libra
Este ano só está começando a revolução na sua vida. O eixo dos eclipses vai para Áries-Libra te impactando em cheio. Prepare-se para mudanças. Até porque Júpiter em Áries faz uma tensão com você, cuidado com negligencias e falta de racionalidade. Se jogue com todo o cuidado possível, ou não se jogue!
Escorpião
Sua vida pode ter dado um 180º e agora você tende a se acostumar com as mudanças. Ainda tem impacto na sua vida, principalmente depois de maio, quando Júpiter entra em Touro. Viva o hoje!
Sagitário
O ano promete sorte para você, mas não faça as coisas sem pensar, vamos precisar crescer aos poucos e dar valor para o que já temos. É possível que o ano lhe traga mudanças nas amizades e na forma como se envolve com o coletivo.
Capricórnio
Os eclipses vão começar a te impactar e trazer desafios que estão fora de suas metas, mas você vai precisar resolvê-los. Sua carreira pode sofrer tensionamentos, mudanças. Dificuldade ou crise com figuras de poder e pais podem ocorrer.
Aquário
Um processo de transformação de seus ideais e até ciclos pode se transformar ou finalizar. Plutão inicia a jornada aqui, enquanto eclipses tensionam essa área, esteja preparada para uma jornada interna aqui.
Peixes
O ano traz muito trabalho e conquistas. Pode haver maior sensibilidade, trabalhe ela na arte ou em outro setor que consiga potencializar sua individualidade. Você pode ter o retorno de Saturno: é um momento de reflexão e ação. Se trabalhou, vai colher frutos!
Bruna Giorgi
Mapa Astral:
Acesse: influaastrologia.com
Instagram: @in.flua
Revista Carisma
Responsável: Mônica Martucci
TELEFONE:
(14) 99198 – 4788