Caminhos do Sucesso: Oficina da Arte e o poder transformador da cultura

por dez 10, 2021Inspiração1 Comentário

Ao longo de 18 anos, escola de dança tocou a vida de muitos são-manuelenses

 

Para a equipe da escola de dança, 2021 foi um ano de recomeços

 

A Oficina da Arte nasceu em janeiro de 2003 através de junção dos sonhos de Jorge Petrim e Lindomar Teixeira. Ao longo de 18 anos, a escola de dança acolheu centenas de alunos e transformou a vida de muitas pessoas através da dança, do teatro e da cultura em geral. Diversos alunos seguiram carreira no meio artístico na capital, em outros estados e até em outros países, como no caso do Thales Gea, hoje na Argentina, e da Larissa Guerra, que passou por Canadá e Argentina e agora está na Alemanha.

“Para chegar até aqui não foi fácil, passamos por muitos obstáculos, muitas coisas boas e ruins, muito choro e muita risada, mas superamos tudo. Com certeza eu só continuo porque eu amo o que eu faço, se eu não amasse, já teria pendurada a chuteira.”, explica Jorge.

O jeito afetuoso da dupla em relação aos alunos conquista a simpatia e a confiança das pessoas e hoje a Oficina da Arte e seus criadores são reconhecidos e respeitados, não apenas em São Manuel e região, mas também em São Paulo.

Um dos principais nomes “construídos” dentro da escola foi Laís Petrim, filha do próprio Jorge, que foi aluna dos 8 aos 18 e a partir daí resolveu seguir carreira na área. Passou 5 anos em São Paulo, onde se formou em Balé e Jazz, deu aulas de dança na academia Centro de Arte Lilian Gumieiro, em Suzano, e foi bailarina da Companhia ANACÃ e do Grupo Raça.

Laís voltou em 2019 e passou a fazer parte da equipe de professores da Oficina da Arte, além de dar aulas em outras academias da região. Com o início da pandemia, Jorge, Lindomar e Laís se viram em um momento desafiador, já que todos tiravam o sustento da dança. Iniciaram as aulas online, mas nem todos aderiram. Ainda assim, havia quem mostrava seu apoio pagando as mensalidades sem frequentar as aulas online.

Apesar de encerrarem 2020 esgotados e tristes, a equipe não pensava em desistir. Na avaliação de Jorge, 2021 não foi melhor nem pior do que 2020, mas permitiu que voltassem a tocar o seu sonho e que se reinventassem. Lindomar conseguiu publicar a sua autobiografia, que estava em produção desde 2019 e teve o lançamento adiado por conta da pandemia. Já Laís fez uma aula de yoga e ficou encantada, resolveu se profissionalizar e fez um curso com a ajuda de amigos e familiares.

Segundo Jorge, 2021 foi um recomeço. Dos alunos que a Oficina da Arte tinha ao final de 2019, apenas 30% continuou em 2021. Mas a academia recebeu de braços abertos novos estudantes, que agora fazem parte desse recomeço.

Uma coisa que não mudou é a forma da equipe lidar com os alunos, sempre atenciosa e amiga. “Nosso diferencial aqui é que recebemos muito bem os alunos, sei que as pessoas se sentem bem aqui dentro, damos muita risada e conversamos. O diferencial da Oficina da Arte é que a gente forma uma família muito grande, tratamos todo mundo igualmente, com muito respeito, sorrisos e carinho.”

É essa originalidade que foi a chave do sucesso da escola de dança: “acho que só podemos alcançar o sucesso quando nos mantemos fiéis a nós mesmos, quando acreditamos em nós mesmos para depois as pessoas acreditarem e confiarem em nós!”

Para o professor de dança, 2022 será muito melhor e uma das suas maiores expectativas é finalmente poder voltar a abraçar e demonstrar todo o carinho que tem pelos seus alunos.

“Tenho muita fé em 2022, vai ser um ano maravilhoso. Quero deixar a mensagem de que você não deve deixar que as pessoas te façam desistir daquilo que você mais quer na vida. Acredite, lute, conquiste. E, acima de tudo, seja feliz!”

 

Oficina da Arte — Escola de Dança

– Diretores: Jorge Petrim e Lindomar Teixeira

Modalidades:

  • Baby class;
  • Balé e Jazz infantil e adulto;
  • Dança mix;
  • Dança de salão;
  • Yoga;
  • Dança para a melhor idade;
  • Pole dance;
  • Coreografia para aniversários e casamentos.

Contatos:

Rua Tharcis de Camargo, 152

Telefone/WhatsApp: (14) 99108-2821 [Jorge] e (14) 99143-4446 [Lindomar]

Instagram: @ofidarte e @anahata_yoga_

Facebook: /omarejorge

1 Comentário

  1. Rosana

    Essa oficina da Arte e maravilhosa como amo dançar com vcs…..

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.